Transporte de produtos Líquidos





Dentre nossas atividades de Instalações Industriais já realizadas, a Visão Projetos e Engenharia se destaca por sua experiência na fabricação e instalação de linhas de transporte de produtos líquidos, utilizados principalmente em fabricas de chocolates, biscoitos e panificação em geral.

Para atender ao requisito de transportar o produto em sua forma liquida, a tubulação deve ser encamisada, que nada mais é do que criar uma câmara de aquecimento ou resfriamento ao entorno da tubulação.

Este processo é utilizado em empresas que se localizam em regiões onde as temperaturas variam bruscamente e/ou transportam produtos líquidos como gordura, malte lecitina, água gelada, entre outros, cuja exigência seja manter a temperatura constante.

O encamisamento da tubulação vem para garantir os parâmetros de temperatura e, consequentemente, a qualidade dos produtos oferecidos.

Geralmente, essas tubulações são fabricadas em aço inoxidável e exigem profissionais qualificados para manuseio e instalação, a fim de evitar contaminação do produto a ser transportado e, até mesmo, minimizar possíveis perdas na qualidade da instalação.

A Visão conta com equipe especialista e infraestrutura adequada para executar o processo de encamisamento tanto em nossa unidade fabril, quanto diretamente in loco.

Contate agora mesmo um especialista da Visão, e conheça todos os benefícios deste sistema e de outros produtos para sua empresa.



Visão entrega obra em Moinho em tempo recorde


Novas instalações de moagem de trigo, com capacidade para 660 toneladas por dia, são entregues antes do prazo e maximizam os resultados da empresa




A Visão Projetos e Engenharia foi responsável por executar a instalação da parte mecânica, concluindo o serviço em tempo recorde a ampliação na produção diária de processamento de trigo, que tem capacidade para processar 660 toneladas por dia de empresa tradicional no mercado brasileiro.

Para a instalação da linha principal de moagem, parte de maior complexidade no projeto, foi necessária uma etapa de planejamento e preparação que durou cerca de três meses na Visão Projetos e Engenharia. Isso porque era necessário fazer a troca dos equipamentos antigos pelos de nova geração com parada de produção reduzida, garantindo que a fábrica, que estava em operação, não ficasse sem produzir.

Para chegar nesse resultado, a instalação foi executada em etapas, envolvendo nesse período cerca de 100 profissionais que atuaram em dois turnos. O tempo para conclusão, antecipado em cinco dias do prazo previsto, garantiu com antecedência os benefícios que os novos equipamentos trarão à uma das maiores fabricantes nacional de farinha de trigo, ganhos em volume de produção, melhor qualidade de produto, melhor controle do processo e redução do consumo de energia.

Para a realização do serviço, foi necessário um alto investimento em contratação: no período de parada com produção reduzida, a Visão atingiu um pico de 210 colaboradores, sendo 85% operacional e 15% entre administrativos, engenheiros e equipe técnica. Toda a equipe envolvida passou por uma preparação na parte profissional e emocional, que incluía treinamento com o auxílio da psicopedagoga da empresa. A segurança do trabalho, fundamento essencial para o bom andamento da obra, foi outro ponto que recebeu atenção, garantindo o marco de 365 dias sem acidentes.

“Essa obra entra como um marco na existência da empresa em questão de agilidade e de segurança” - conta o presidente da empresa. “Os números compravam que temos conquistado cada vez mais a confiança do mercado, demonstrando a eficácia da empresa e esperamos um crescimento de 17,64% para 2018 em comparação ao ano anterior”, complementa.

Especialista no ramo de instalação industrial na área de processamento de grãos em geral, a Visão Projetos e Engenharia atende ao mercado que necessita de soluções em projetos de engenharia qualificados e certificados pela ISO9001:2015. Comprometida com segurança do trabalho, meio ambiente e com a agilidade com a qual entrega suas obras têm-se destacado pela conquista de resultados eficazes nos atendimentos realizados no último ano a empresas como Moinho Tondo, Richard Saigh, dentre outros.



Conheça um pouco mais sobre Sistemas de Ventilação Radial e Axial


A resistência ocorre em todas as formas de transporte de ar devido ao atrito, o que significa que a pressão total é reduzida na direção do fluxo. Para efetuar e manter o transporte de ar, a pressão deve ser aumentada em algum momento para compensar sua perda. Isso geralmente é obtido em sistemas de ventiladores radiais e axiais, projetados para impulsionar o ar na direção da saída.

O efeito de um ventilador é sempre baseado no fluxo de volume real de ar na entrada. Se o fluxo for indicado a uma temperatura diferente da do ventilador em uma determinada situação operacional, ele deve ser corrigido.

Motores e ventiladores geralmente são fornecidos como uma unidade. A velocidade em que o ventilador funciona pode ser vista num gráfico especifico para este mesmo ventilador. A entrada de energia depende da resistência no sistema.

Existem muitos tipos de impulsores, cada um deles projetado para uma determinada tarefa:

Ventilador radial com impulsor “P”

Tem pás planas inclinadas para trás e é projetado para o transporte de ar limpo. Este tipo de ventilador tem as seguintes propriedades:

  • Alta eficiência
  • Construção robusta
  • Apenas pequenas variações no fluxo de volume, se a resistência flutuar

Ventilador radial com rotor em “T”

Tem lâminas inclinadas para trás e é projetado para o transporte de uma variedade de materiais. Este tipo de ventilador tem as seguintes propriedades:

  • Versões de média e alta pressão
  • Construção robusta
  • Alto grau de auto-limpeza
  • Pode lidar com grandes volumes de material
  • Versão especial disponível para transporte de plástico e papel

Além das questões aqui mencionadas, vale lembrar que um bom sistema de ventilação irá

reduzir o tempo de parada

de fábrica e gerar um aumento na produtividade da empresa.

Minimize os riscos ambientais e de segurança de sua empresa e conheça mais sobre as soluções da VISÃO Engenharia e Projetos, pode oferecer à você.

Conheça mais sobre os sistemas de ventilação, entrando em contato agora com um especialista da Visão. Consulte-nos e conheça todos os benefícios deste sistema e de outros produtos para sua empresa.






A POEIRA e o risco de EXPLOSÕES


Poeira é algo que incomoda a todos. Porém, na indústria e no processo de moagem, ela se torna ainda mais preocupante, impactando não só a saúde humana, como também à produtividade de sua empresa.

A poeira é danosa para o ambiente de trabalho e dificulta a limpeza. Quando a indústria e moinhos trabalham com matérias-primas diferentes - por exemplo, grãos, sementes, arroz, açúcar e café - grandes quantidades de poeira de diferentes tamanhos de partículas são geradas.

As partículas menores tendem a se movimentar na atmosfera das instalações. Isso seca e irrita as membranas mucosas, olhos, pele e sistema respiratório do funcionário. Ao mesmo tempo, as quantidades de poeira exigem muito da rotina de limpeza e manutenção da planta.

Isso prejudica o ambiente de trabalho e gera um desconforto significativo para seus colaboradores, resultando em aumento do absenteísmo, devido a doenças respiratórias ou não, reduzindo a eficiência na sua empresa, assim como, eventuais processos trabalhistas.

A VISÃO Projetos e Engenharia, é parceira homologada da JKF, empresa tradicional dinamarquesa, que atua no mercado há mais de 50 anos oferecendo produtos e soluções que respeitam todas a normas ambientais e que utiliza a ATEX (dispositivos e sistemas de proteção usados em atmosferas com perigo de explosão: gás ou poeira).

A diretiva ATEX é especialmente importante na indústria e nos moinhos, pois com a redução da poeira no processo fabril, as máquinas se tornam mais seguras, minimizando o tempo de inatividade e suas consequências econômicas para sua empresa.

A linha de produtos da JKF inclui:
  • filtros
  • bolsas de filtro
  • dutos inoxidáveis
  • ciclones
  • válvulas rotativas
  • dutos padrão
  • ventiladores e produtos especiais e acessórios - todos usados em sistemas de processos de extração.

Minimize os riscos ambientais e de segurança de sua empresa e conheça mais sobre as soluções da VISÃO Engenharia e Projetos, pode oferecer à você.

Viste-nos em: www.engenhariavisao.com.br



Criado por L-Consulting marketing estratégico de resultados


O que somos e o que fazemos


A Visão Projetos e Engenharia atua em território nacional oferecendo serviços em Instalações Eletromecânicas Industriais, nos mais diversos seguimentos da Indústria alimentícia, tais como, Moinhos de Farinha de Trigo, Indústria de Chocolate, Rações, Panificadoras e Cervejeiras.

Fabricamos e importamos equipamentos como Silos, Tubulações, Estruturas Metálicas, Transportadores e periféricos, Ar comprimido e geração de gás, Filtros e ventiladores para Indústrias alimentícias e químicas em geral.

A Visão está entre um seleto grupo que possui ISO 9001:2015 no Brasil. Nós temos como compromisso promover a constante qualificação de nossos colaboradores, e graças a isso, aperfeiçoamos ainda mais nossa qualidade. Nossa equipe é composta por profissionais e especialistas em diversas áreas, que estão sempre criando e construindo as melhores soluções para os projetos de nossos clientes, com a melhor qualidade, empenho e dedicação total para que sejam entregues no prazo solicitado.